Está confirmado que todas os 74 caças Harriers recentemente retirados de operação na RAF (Royal Air Force) devem ser vendidos para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), uma vez que as negociações do contrato estiverem concluídas. O contrato para a venda de todos os 74 jatos Harriers está na fase final de negociação e a assinatura deve sair nas próximas semanas, dependendo somente dos valores da transação. O Ministério da Defesa do Reino Unido já tinha se recusado a comentar o assunto, apesar da proposta ter sido divulgada a alguns meses. Mas uma reportagem do dia 13 de novembro da publicação Navy Times dos EUA confirmou que o negócio agora está sendo finalizado.

Anteriormente, o contra-almirante Mark Heinrich F, Comandante do Comando de Suprimentos de Sistemas da Marinha e Chefe de Suprimentos dos Fuzileiros, havia fornecido maiores detalhes da compra planejada durante a realização da conferência Bank of America Merrill Lynch Defense Outlook Forum em Nova York, no dia 10 de novembro.

Heirich disse que a venda envolve um acordo entre as duas partes junto com a Agência de Eliminação de Serviços do Ministério de Defesa do Reino Unido, sendo que um acordo será para compra das aeronaves e de motores e outro para comprar todo o estoque de peças sobressalentes para os jatos Harrier. Ele mesmo irá negociar o contrato de US$ 50 milhões do pacote de peças de reposição, enquanto o contra-almirante Donald Gaddis, Diretor do Programa de Aeronaves Táticas, está a cargo das discussões para a compra das aeronaves e motores.

Após a sua aposentadoria em dezembro do ano passado, a frota foi armazenada nos hangares na sua base principal na ex-Base da RAF de Cottesmore, em Rutland. Eles foram submetidos a manutenção mínima da frota, incluindo medidas anti-deterioração, para mantê-los em perfeitas condições de aeronavegabilidade, a fim de torná-los mais vendáveis.

Heinrich observou que a aquisição dará ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA uma maneira relativamente econômica de adquirir peças de reposição para manter a frota própria de jatos AV-8B do USMC que está em funcionamento até a sua eliminação progressiva planejada em 2025. Espera-se também que alguns dos Harriers ex-RAF sejam inicialmente utilizados para substituir agora os antigos jatos F/A-18D Hornets do Corpo de Fuzileiros Navais.

Fonte: CAVOK

Nota: Estes sim seriam boas aeronaves para equipar o A-12 'São Paulo'.