Segundo o jornalista Stephen Trimble, do site The DEW Line, os Emirados Árabes Unidos, que estão negociando uma compra de 60 novos caças multimissão, onde agora competem o Rafale e o Eurofighter, também estaria interessado em adquirir um número maior de caças F-16 Block 60 fabricados pela Lockheed. A notícia chega como “mais um banho de água fria” nos franceses que davam como certa a venda de seus caças Rafale, após anos de negociações.

Trimble descreve o que parecia um negócio pronto para os franceses, e agora é uma competição reaberta com todas possibilidades possíveis.

Segundo o jornalista, o caça Rafale esteve nos planos de compra dos militares dos Emirados desde a metade da década de 90, mas com os custos crescendo velozmente em todo mundo, o diretor executivo do Institute for Near East and Gulf Military Analysis (INEGMA), Riad Kahwaji, disse que todas essas ações recentes são um sinal claro que os Emirados Árabes Unidos estão vendo que o preço do Rafale é muito alto.

Os principais negócios envolvendo caças de combate não são totalmente imunes a política, mas essa negociação com os Emirados é totalmente política, onde os Emirados Árabes Unidos estão querendo adquirir o Rafale para equilibrar sua dependência de equipamentos militares fabricados nos EUA, que inclui uma frota de 80 caças de combate Lockheed F-16 Block 60. Por causa disso, a França pode ter achado que os Emirados não tinham outra alternativa e colocaram um preço alto, disse Kahwaji.

E mesmo depois de exaustivas negociações nos últimos três anos, envolvendo inclusive o presidente Nicolas Sarkozy, os Emirados Árabes Unidos acabam de reabrir a competição, solicitando uma proposta comercial do consórcio europeu Eurofighter do caça Typhoon, e pedindo informações aos EUA sobre os caças F-15 Strike Eagle e F/A-18 Super Hornet.

Mas para os franceses pode ser ainda pior. De acordo com Kahwaji, que está relacionado com os militares em Abu Dhabi, os Emirados Árabes Unidos já informaram a Dassault que o acordo havia sido reduzido do número original de 60 caças, pendendo para um pedido adicional de 60 caças F-16 Block 60. Essa mudança foi confirmada pela Northrop Grumman, que fornece o radar APG-80 para os caças Block 60.

Sendo assim, parece que a linha de produção dos caças F-16 será mantida em pleno funcionamento por mais tempo, pois já tem pedidos pelo menos até 2015.

Fonte: CAVOK