A explosão ocorreu quando armamentos eram transportados dentro de um depósito da Guarda Revolucionária, segundo afirmou um porta-voz da unidade de elite à TV estatal.

Janelas de edifícios próximos se romperam, e a explosão pôde ser ouvida no centro de Teerã, a 40 quilômetros do local.

Duas horas após a explosão, um incêndio ainda consumia o depósito e a região estava paralisada com congestionanentos,

As autoridades iranianas chegaram a divulgar que 27 pessoas teriam morrido na explosão, mas depois revisaram o número para baixo.

Ao menos 12 pessoas feridas foram levadas para um hospital próximo, algumas delas em estado grave.

Um morador local, identificado como Kaveer, afirmou à BBC que o som da explosão foi "ensurdecedor". "Ficamos meio chocados. Eu só consegui correr para fora da casa para ver o que tinha acontecido", disse.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLM7x2wOiyg4UJaDKvAiRObjLG9lldwQwrrq0sAwwgjhfJAsCqUZxy0fJXQSqZelkVxN80267M8dOIr-Qi4MIBE6K7a2-KFzO-ZDwx_5V6w228v2OPysEC6lIUS8gw6kkY10EP935cy1Q/s400/guarda+revolucionaria+do+ir%C3%A3.jpg

Tensões

A Guarda Revolucionária, tropa de elite iraniana, foi estabelecida pouco após a revolução iraniana de 1979 para defender o regime islâmico do país.

Desde então, se tornou uma importante força militar, política e econômica no Irã.

A Guarda Revolucionária é alvo de sanções da ONU com o objetivo de pressionar o país a suspender o enriquecimento de urânio.

No passado, a guarda já enfrentou outras explosões inexplicadas. Em outubro de 2010, 18 pessoas morreram em uma explosão em uma base da Guarda Revolucionária no noroeste do país.

A explosão deste sábado ocorre em um momento de tensões elevadas sobre as ambições nucleares do Irã.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, divulgou na terça-feira um relatório que elevou os temores de que o programa nuclear iraniano tem objetivo militar, para desenvolver armamentos atômicos.

Também tem havido especulações na mídia israelense de que o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, estaria considerando ordenar bombardeios a instalações nucleares iranianas, na esperança de interromper ou acabar com o programa do país.

O Irã afirma que seu programa nuclear tem fins pacíficos, para a geração de energia.

Fonte: BBC

Irã descarta sabotagem em explosão que matou 17 militares

As autoridades do Irã descartaram neste domingo a possibilidade de sabotagem como a causa da explosão ocorrida no sábado em um depósito de munição do Corpo de Guardiães da Revolução em Teerã, onde morreram pelo menos 17 militares, informou a rede de televisão PressTV.

Segundo esta informação, o general Ramezan Sharif, chefe de Relações Públicas dos Guardiães da Revolução, corpo especial de defesa do regime islâmico iraniano, afirmou que há uma investigação em andamento para apurar as causas da explosão, porém a hipótese de sabotagem já está descartada.

"A explosão deve ter sido causada por um acidente, mas o fogo foi totalmente controlado no sábado", disse Sharif, que repetiu que a explosão aconteceu quando uma carga de munição de dentro do depósito era transferida ao quartel de Bidgeneh, que fica na região de Malard, a 45 km a noroeste de Teerã.

Segundo Sharif, os 17 mortos, incluindo um general dos Guardiães, e os 16 feridos, alguns deles em estado crítico, são todos militares e não há nenhum civil entre as vítimas.

Fonte: Terra