A Força Aérea dos EUA (USAF) recebeu uma nova bomba de 30.000 lb (13,6 toneladas) da Boeing, informou nessa quarta-feira o porta-voz da Força Aérea, Tenente-Coronel Jack Miller. A nova bomba anti-bunker GBU-57A/B de 20,5 pés de comprimento, também conhecida como Massive Ordnance Penetrator, carrega mais de 5.300 kg de explosivos e foi projetada para ser integrada no bombardeiro invisível B-2 Spirit.

A bomba é guiada por satélites do sistema GPS e deve oferecer aos combatentes uma maior capacidade para atacar alvos reforçados e profundamente enterrados, como silos nucleares e sites biológicos ou químicos. A GBR-57A/B pesa cerca de 25.000 libras a menos que a bomba anterior usada pro mesmo propósito, a GBU-43 MOAB, e possui um poder explosivo 10 vezes maior que a BLU-109 também usada para destruir bunkers.

A Boeing recentemente recebeu um contrato para a entrega de oito unidades dessa arma, que possui uma ogiva de 2,7 toneladas de explosivo, podendo penetrar cerca de 60 metros de concreto reforçado de 5.000 psi, 8 metros de concreto reforçado de 10.000 psi, ou cerca de 40 metros de rocha moderadamente dura.

A nova arma poderá estar operacional na frota de bombardeiros B-2 da USAF em três anos.

Fonte: CAVOK