A Marinha do Brasil divulgou ontem (17) nota divulgando que foi realizado no dia 20 de setembro um ensaio bem sucedido do motor de fabricação brasileira destinado a equipar os mísseis MM40 Exocet existentes em seu arsenal. O ensaio, coordenado pela Gerência Especial para Mísseis da Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha (DSAM), foi realizado na bancada de provas da Avibras, instalada em sua sede na cidade paulista de São José dos Campos.

O teste consistiu na queima total controlada da carga de propelente do motor e os resultados obtidos demonstraram que o desempenho do propulsor para os MM40 da MB atendeu às novas especificações e apresentou significativas melhorias de performance com relação ao motor primitivo.

Desenvolvido pela Avibras com tecnologia transferida pela européia MBDA, organização fabricante da família de mísseis Exocet, o projeto do novo motor permitirá que o Brasil ganhe auto-suficiência na sua produção para esse modelo de míssil, bem como para a propulsão do novo Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MAN-SUP). O projeto, já iniciado, conta com a colaboração de várias empresas nacionais além da Avibras, incluindo a Mectron, Omnisys (controlada pela francesa Thales), Atech, e ARES. Participam também do MAN-SUP o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) e Centro de Analises de Sistemas Navais (CASNAV).

Fonte: T&D