O Ministério da Defesa da Líbia afirmou que o filho mais novo de Muammar Gaddafi, Khamis Gaddafi, cuja a morto foi anunciada em reiteradas ocasições, está vivo e se encontra em uma cidade a 90 km de Trípoli, capital da Líbia.

Segundo um porta-voz do ministério citado pela agência chinesa Xinhua, a respectiva informação foi proporcionada por outro filho de Gaddafi, Saif al-Islam, capturado pelas forças do Conselho Nacional de Transição (CNT) no passado ao sul da Líbia.


Khamis Gaddafi
Segundo a fonte da Xinhua, que preferiu o anonimato, as forças governamentais localizaram o paradeiro de Khamis em Terhouna, uma cidade a 90 km ao sudoeste de Trípoli e que se espera sua captura nas próximas horas.

A morte de Khamis foi anunciada em reiteradas ocasiões desde que começou a guerra civil na Líbia. Khamis era o comandante de uma brigada de elite, a famosa Brigada Khamis. Ele era talvez o mais intransigente defensor de seu pai. A última informação sobre a sua morte foi gerada em outubro e assegurava que ele havia sito morto em combates pela cidade de Tarhuna, que aconteceu no final de agosto, o que foi confirmado inclusive por uma cadeia de televisão síria, simpatizante do derrocado regime.

Fomte: