O Ministério de Defesa da Hungria iniciou as negociações com a agência de exportação de segurança e defesa do governo sueco (FXM) sobre como modificar o contrato da Hungria de leasing de caças Gripen, informou o diário Nepszabadsag na sexta-feira, citando uma carta do ministro da Defesa, Csaba Hende.

Hende deu uma resposta por escrito a um questionamento feito pelo parlamentar Agnes Vadai, um ex-secretário estadual de defesa do governo, socialista, em conjunto com as informações de que o governo tenta prorrogar o período de leasing para além da data de 2016 e reduzir a atual taxa anual de leasing.

Em sua carta, Hende confirmou a Vadai as informações sobre as negociações, citando como a principal razão o corte no orçamento anual do Ministério da Defesa.

O valor total do contrato de arrendamento para 14 caças Gripen é de 340 bilhões de forints (EUR 1,09 bilhão) e para formação de pilotos outros 58 bilhões (EUR 187 milhões), dos quais o Ministério da Defesa está pagando por ano 30 bilhões e 2 bilhões, respectivamente, segundo o jornal.

Fonte: Politics.hu/Cavok