Um caça Sukhoi Su-30MKI Flanker da Força Aérea Indiana (IAF) caiu hoje a tarde em Vadebolai, perto de Pune, na Índia. O caça havia decolado da base aérea de Lohegaon, de Pune, caindo 25 minutos após a decolagem. Ambos os pilotos conseguiram ejetar em segurança, sendo depois resgatados e levados para atendimento médico, conforme informações do porta-voz da Força Aérea da Índia.

Um comitê de investigação foi criado para auxiliar nas investigações juntamente com a Força Aérea da Índia. Aparentemente a causa da queda foi devido a um problema técnico. O pilotos relataram problemas no sistema de controle Fly-By-Wire da aeronave.

Este é o terceiro acidente com o modelo de caça de superioridade aérea da Força Aérea da Índia desde 1997. As outras duas aeronaves Su-MKI foram perdidas em acidentes em 2009.

Os caças Sukhoi Su-30MKI da Força Aérea da Índia estão baseados no Esquadrão 20 ‘Lightning’ e no Esquadrão 30 ‘Rhinos’ ambos em Pune e no Esquadrão 24 ‘Falcons’ localizado em Bareilly, Uttar Pradesh.

Fonte: Cavok