O governo chileno exigiu indenização a Israel pelos incêndios que atingem o Parque Nacional de Torres del Paine, na Patagônia, segundo a edição desta quinta-feira do jornal "Yediot Aharonot".

O país sul-americano considera que o principal suspeito do incidente, que já destruiu 12 mil hectares do parque, é o turista israelense Rotem Singer, 23.

De acordo com o jornal, fontes diplomáticas não identificadas informaram que diplomatas do segundo escalão dos dois governos conversaram sobre as queimadas.

A intenção do governo do país andino é ser compensado assim como aconteceu em 2005, quando um visitante da República Checa provocou outro acidente no mesmo parque. Na época, o país europeu pagou cerca de US$ 1 milhão em reparação.

Israel já informou que doará ao Chile cerca de 180 mil mudas de árvores nativas e o envio de uma delegação especializada em reflorestamento para a recuperação da reserva patagônica.

De acordo com o Fundo Nacional Judeu, a iniciativa será uma forma de solidariedade com o povo chileno pela ajuda dada em um incidente similar ocorrido no Monte Carmelo.

O jornal afirmou ainda que o vice-ministro chileno do Interior, Dani Ayalón, pediu ao Chile que diminua a onda de antisemitismo começada com a prisão de Rotem Singer. Na audiência que terminou com a decretação da liberdade provisória do suspeito, pessoas que acompanhavam a reunião xingaram os israelenses.

Segundo o jornal chileno "El Mercurio", o Congresso Judeu Latino-Americano está preocupado com as declarações de intolerância de alguns parlamentares chilenos.

Em sua conta do Twitter, o deputado Fuad Chahin acusou Israel de mandar "enviados militares para a Patagônia após matarem crianças na Palestina".

O senador Eugenio Tuma afirmou que "não é normal que o governo israelense mande militares supostamente licenciados para fazer turismo na Patagônia". Em Israel, é comum que os jovens viajem à América Latina após terminar o serviço nas Forças Armadas.

INCÊNDIOS

O governo chileno decretou na quarta-feira (4) emergência em cidades das regiões do Maule e de Bío-Bío, onde outro incêndio atinge áreas florestais. De acordo com as autoridades, cerca de 25 mil hectares foram atingidos e aproximadamente 300 agricultores foram prejudicados.

Já em Torres del Paine, na Patagônia, apenas um foco de incêndio estaria fora de controle. Outros seis já são combatidos pelos bombeiros.

Fonte: Folha/BOL




Os incêndios florestais no sul do Chile avançam e já consumiram mais de 40.000 hectares, com focos mais violentos na zona de Quillón, informou nesta terça-feira o Escritório Nacional de Emergências (Onemi).

Em todo o país há 20 focos de incêndios ativos, em uma situação de "extrema vulnerabilidade", informou o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, ao divulgar o último boletim oficial.

A maior emergência foi registrada na região de Biobío, 500 km ao sul de Santiago, onde quatro focos de incêndio continuam ativos e já arrasaram 21.300 hectares.

Na véspera, um idoso que não quis deixar o lugar morreu queimado em sua casa.

O incêndio ganhou força nas últimas horas devido ao forte vento e às altas temperaturas que foram registradas na região, os mesmos fatores que ajudaram a aumentar as chamas no parque nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena, a mais de 3.000 km ao sul de Santiago.

O incêndio no Torres del Paine começou na terça-feira passada e até esta segunda-feira tinha consumido 12.795 hectares.

Setecentos e cinquenta e três brigadistas trabalham no local e é esperada a reabertura parcial do parque nos próximos dias, no setor norte, numa área de 100 a 150 mil hectares, as mais visitadas pelos turistas. A extensão total do parque é de 230 mil hectares.

As autoridades decretaram esta região como 'zona de catástrofe' para destinar rapidamente recursos para os afetados.

Nas próximas horas, mais brigadistas devem chegar aos locais afetados para tentar controlar o fogo. Um avião transportador deve partir do Brasil levando barris de água, anunciou Hinzpeter.

"Pedimos ajuda ao Brasil para o envio de um avião capaz de transportar uma grande quantidade de água", disse o ministro.

No sábado, o israelense Rotem Singer, de 23 anos, foi acusado de ter causado o incêndio por agir de forma negligente, tendo sido liberado depois de algumas horas. Ele pode pegar de 40 a 60 dias de prisão e uma multa máxima de 300 dólares. As pequenas punições levaram o presidente Sebastian Piñera a anunciar "uma profunda modificação" na legislação de proteção às florestas.

"A probabilidade de que tenha sido causado intencionalmente, infelizmente, não pode ser descartada", afirmou Hinzpeter.

As autoridades regionais, por sua vez, apontaram suas suspeitas para o início simultâneo do incêndio em oito pontos.

Fonte: BAND