O guia supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, saudou nesta quinta-feira o pedido do presidente americano Barack Obama de evitar a opção militar contra o polêmico programa nuclear iraniano, segundo sua página oficial na internet.

Veja no mapa os principais complexos nucleares do Irã

O discurso de terça-feira de Obama com o pedido para evitar qualquer ataque militar contra o Irã "é um bom discurso que mostra que os americanos saem de uma ilusão", afirmou Khamenei a diversas autoridades religiosas iranianas.

O guia supremo iraniano, no entanto, relativizou a pouco comum apreciação positiva do presidente americano, ao lamentar que Obama tenha reafirmado a vontade de reforçar a política do país de sanções contra o programa nuclear iraniano.

"Esta parte de suas declarações mostra que ainda mantém ilusões a respeito", declarou o aiatolá Khamenei na assembleia de especialistas responsáveis por designar o guia da República Islâmica e de controlar sua atividade.

Na terça-feira, o presidente americano advertiu contra ataques militares ao Irã ou Síria, acusando os adversários republicanos de leviandade quando exigem intervenções contra estes dois países. Obama afirmou que uma solução pacífica era algo que interessava a todos, incluindo Israel, que cogita uma intervenção militar contra as instalações nucleares iranianas.

Apesar dos desmentidos de Teerã, os países ocidentais suspeitam que o Irã tenta produzir armas atômicas sob a fachada de um programa nuclear civil.

Fonte: Terra