Novos avanços na oferta de aeronaves da concorrência FX-2 vem agitando o mercado internacional de caças. A americana Boeing, que nas últimas semanas tem despendido intenso esforço na promoção do seu F-18 Super Hornet visando sua venda a Força Aérea Brasileira, revelou nesta terça, 05 de março, a assinatura de Memorando de Entendimento (MoU) que apóia o desenvolvimento de capacidades de aviônicos no Brasil. A Boeing selecionou a Elbit para fornecer o sistema Large Area Display que será parte de um avançado sistema no cockpit a ser oferecido nas aeronaves de caça da empresa. Demonstrado durante a LAAD 2011 no Rio de Janeiro, o Large Area Display (LAD) da Elbit, de 11 polegadas por 19 polegadas de área (27,9 x 48,2 cm), é a peça central do avançado Sistema de Cockpit da Boeing, uma atualização comum para as plataformas F/A-18 e F-15. O projeto vai melhorar a forma como o piloto interage com o avião e irá permitir o crescimento para uma próxima geração visual, melhorando a consciência situacional e a eficácia crescente das aeronaves.

O Memorando de Entendimento esboça oportunidades para a AEL Sistemas, subsidiária Elbit no Brasil, participar da produção de design, desenvolvimento e suporte de um software e hardware do Large Area Display. O conhecimento e a capacidade adquirida com este trabalho também irá apoiar os esforços da Elbit e AEL Sistemas para o estabelecimento de um Centro de Excelência de Tecnologia Avançada em Cockpits no Brasil, que irá posicionar a AEL Sistemas para expandir seu avançado mercado de aviônicos de cockpit para alcançar outras plataformas de asa fixa, como também helicópteros. Isso já acontece no caso das modernizações de aeronaves C-95 Bandeirante.

Como um fornecedor chave para os programas de aeronaves de caça da Boeing, a Elbit se compromete a investir no desenvolvimento das capacidades dos aviônicos do cockpit na sua subsidiária no Brasil, a AEL Sistemas AS, baseada na cidade de Porto Alegre, sul do País.
“A Boeing e seus fornecedores parceiros Tier 1 estão empenhados em trazer tecnologias chaves para o Brasil”, disse o Presidente da Boeing Military Aircraft Chris Chadwick. “Através dos projetos identificados para AEL Sistemas, a Boeing e a Elbit apóiam no Brasil o desenvolvimento das capacidades da indústria aeroespacial local para a manutenção da sua frota de aeronaves militares atuais e futuras. Ao mesmo tempo, estamos focados na construção de oportunidades de longa duração para a indústria brasileira no desenvolvimento e produção de tecnologias chaves enquanto a Boeing continua a reforçar a sua família de aviões de combate táticos para atender às necessidades emergentes dos nossos clientes ao redor do globo.”

As atividades pensadas para a AEL Sistemas melhoram a proposta da Boeing na participação industrial no programa de caças F-X2. Novos lances desta intensa disputa que parece focada na dupla Super Hornet (USA) x Rafale (França) devem acontecer durante a visita da Presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, entre os dias 9 e 13 de abril. Este calendário se coaduna com as ações previstas para o Plano de Articulação e Equipamento da Defesa (PAED), que deverá ser entregue ao ministro da Defesa, Celso Amorim, até 31 de maio, para ser encaminhado ao Congresso, como material de apoio do Livro Branco de Defesa, texto que apresenta as linhas gerais da Estratégia Nacional de Defesa (END), traçando um panorama do setor, e ao mesmo tempo, estabelecendo a política de aquisição de novos equipamentos para os próximos quatro anos.

Fonte: T&D