Subsecretário de Estado dos EUA diz que Usaf ainda tem interesse no Super Tucano Mesmo após os EUA terem cancelado a concorrência avaliada em US$ 355 milhões, William Burns, subsecretário de Estado dos EUA afirmou que o país ainda tem interesse em adquirir o avião de ataque leve Embraer Super Tucano.

Em 30 de dezembro do ano passado a Embraer foi anunciada a vencedora para o fornecimento de 20 Super Tucano para a United States Air Force (Usaf, Foça Aérea norte-americana), desqualificando a concorrente Hawker Beechcraft que estava na disputa com o turboélice AT-6 Texan II.

Em 4 de janeiro porém o processo foi suspenso e cancelado no dia 28 de fevereiro último por problemas atribuídos a documentação entregue pela Embraer, segundo o governo norte-americano. A fabricante brasileira refutou as alegações dizendo que todos os documentos solicitados foram entregues dentro dos prazos.


Em visita ao Brasil, Burns reconheceu as qualidades do Super Tucano e da própria Embraer, esperando que a disputa ainda tenha um novo desfecho. Burns também tentou dissociar este fato do programa F-X2, que visa a compra de 36 jatos de combate de 4ª geração para equipar a primeira linha de defesa aérea da Força Aérea Brasileira (FAB).

O F/A-18 E/F Super Hornet, fabricado pela norte-americana Boeing, é um dos três finalistas do F-X2, ao lado do Rafale, da francesa Dassault, e o Gripen NG, da sueca SAAB. De fato, a decisão política protecionista tomada pelos EUA, em ano eleitoral e com apelo patriótico num ano de crises, cria um entrave para a Boeing, principalmente após o comunicado emitido pelo Itamaraty, reconhecendo que ?esse desdobramento não contribui para o aprofundamento das relações entre os dois países em matéria de defesa?.

A Usaf já declarou que pretende iniciar novamente a licitação para não perder o orçamento que se expira no segundo semestre de 2013. Além disso, informou que a medida tomada foi corretiva.

Fonte: C&R