Os chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), no sábado (17/03), reiteraram seu apoio a Buenos Aires, pedindo à Grã Bretanha que negocie com a Argentina uma solução para a longa disputa sobre a soberania das Ilhas Malvinas.
O pedido foi contido em uma declaração especial dos ministros no final da reunião na capital paraguaia, Assunção.

Na declaração, os ministros do bloco sul-americano reiteram o seu apoio para "os legítimos direitos" da Argentina "na disputa sobre a soberania" das Malvinas.

O conflito entre Argentina e Grã-Bretanha sobre as Ilhas Malvinas subiu de tom nos últimos meses antes do trigésimo aniversário da guerra entre os dois países.

Os ministros apreciaram a boa vontade da Argentina para alcançar por meio de negociações pacíficas uma "solução definitiva para esta situação anacrônica". Como prova dessa disposição, eles destacaram o anúncio da participação da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, na próxima sessão do Comitê de Descolonização das Nações Unidas, que desde 1989 trabalha com o conflito.

Os chanceleres criticaram a presença militar britânica nas ilhas. Além disso, exigiram que o governo britânico retome as negociações com a Argentina para terminar o mais depressa possível com a disputa de soberania.

Também foi pedido ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que renove os seus esforços para facilitar uma solução para a disputa sobre as Ilhas Malvinas.

Fonte: OPERA MUNDI