O Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAv), Esquadrão Rumba, completou nesta sexta-feira (20), 65 anos de existência. A cerimônia, realizada na Base Aérea de Fortaleza, sede da unidade, foi presidida pelo major brigadeiro-do-ar José Hugo Volkmer.

O 1º/5º GAv foi criado pelo Aviso nº 5 de 1º de abril de 1947, em Natal, Rio Grande do Norte, sendo a primeira unidade aérea do 5º Grupo de Aviação (5º GAv) a ser ativada. Sua missão principal era treinar tripulações de bombardeiros, sendo que em 1961 passou a ser uma unidade operacional de bombardeio utilizando os bimotores A-26 Invader. Transferido para Recife, PB, em fevereiro de 1971, o Rumba foi dissolvido em agosto de 1973. Reativado em outubro de 1980, a unidade ficou encarregada da tarefa de conversão operacional de pilotos da FAB para aeronaves da categoria bimotor de transporte. A partir de então passou a operar turboélices C-95 Bandeirante.
Em dezembro de 2001, o Esquadrão Rumba foi transferido para Fortaleza e em 2008 começou a receber a última versão de produção do Bandeirante, designada C-95A. A frota atual de Bandeirante do Rumba passa por um programa de modernização que prevê nova avionica no estado-da-arte, fornecida pela AEL Sistemas de Porto Alegre, RS, e revitalização estrutural para que esses aviões operem por mais 20 anos.

Além de conversão operacional de pilotos, o 1º/5º GAv executa missões de transporte militar em geral, incluindo lançamento de cargas e paraquedistas. 

Fonte: T&D