Um avião caça F-18 norte-americano despenhou-se esta sexta-feira numa zona de apartamentos em Virginia Beach, no estado da Virginia, nos EUA, divulgou a comunicação social norte-americana.

Os dois tripulantes do aparelho conseguiram ejectar-se antes do impacto, segundo a mesma fonte.

Pelo menos seis, incluindo os militares que comandavam o avião, ficaram feridas no acidente. Não há registo de vítimas mortais.

Segundo avança a CNN, uma testemunha afirma ter visto o avião a voar a baixa altitude, inclinado para cima, a largar combustível, e com dificuldades para voar.

Segundo outra testemunha no local, entrevistada pelo canal MSNBC, o aparelho caiu em cima de um edifício.

"Estavam a sair chamas do motor. Pensei que fosse uma pós-combustão [recurso para aumentar rapidamente a potência e a velocidade do aparelho], mas o avião estava a voar cada vez mais baixo. Vi um piloto a ejectar-se - eles eram dois, mas só vi um. Cinco segundos depois, o avião despenhou-se contra um prédio que começou a arder", relatou Jon Swain, citado pela AFP.

O caça atingiu uma zona de apartamentos e era proveniente de um esquadrão de treino de uma base aérea Oceana, de Virginia Beach.

"Um F/A-18D do esquadrão 106 despenhou-se em Virginia Beach", confirmou a Marinha, num comunicado.

O aparelho despenhou-se às 12:05 locais (às 17:05 em Portugal), logo após a descolagem da base militar aeronaval Oceana, localizada a alguns quilómetros do local do acidente, indicou a mesma fonte.

Uma nuvem espessa de fumo cobriu o local, segundo as imagens transmitidas pelos canais norte-americanos de televisão.

O responsável acrescentou que os pilotos foram transportados para o hospital local para observação.

"Uma pessoa intoxicada pelo fumo" foi transportada para os serviços de urgência, afirmou à AFP Sharon Hoggard, uma porta-voz do hospital Sentara, de Virginia Beach.

Fonte: JN