A Boeing Company entregou no dia 09 de março o último dos três aviões reabastecedores KC-135E destinados à Força Aérea do Chile (FACh). Os três reabastecedores entregues para a FACh passaram pelo PDM (Programmed Depot Maintenance) na divisão da empresa estadunidense localizada em San Antonio, Texas.

Esse último avião chegou às instalações da Boeing em San Antonio no mês de junho passado, e foi submetido a um programa de inspeções, reparos, manutenção preventiva, modificações e aplicação de nova pintura. A aeronave foi transladada para o Chile por uma tripulação pertencente ao 313º Esquadrão de Testes de Voo da Agência de Gerenciamento de Contratos de Defesa dos Estados Unidos.
Após passar pelo PDM, o primeiro KC-135E foi entregue para a FACh em fevereiro de 2010, uma semana antes do trágico terremoto que assolou o Chile. Na ocasião, a aeronave foi imediatamente destacada para executar missões humanitárias. A entrega do segundo KC-135E aconteceu no dia 30 de agosto de 2011, um dia antes do 55º aniversário do primeiro voo do protótipo do modelo.

O governo do Chile adquiriu os KC-135 para a FACh durante o mês de julho de 2008 através do escritório do Foreign Military Sales (FMS) sediado na Base Aérea de Tinker, estado de Oklahoma.

Fonte: T&D - Foto: Roberto Caiafa