Segundo declarações do ministro da Defesa, Celso Amorim, em uma revista semanal de circulação nacional, a “novela” F-X2 termina até o final de junho. Entretanto, a esta altura, após tantos adiamentos, a expectativa é para que a decisão seja realmente definitiva.

Contrariando as informações transpiradas durante a vista oficial da presidente Dilma Rousseff à Índia na semana passada, Amorim disse não ter sentido as notícias de que entre os objetivos de sua última passagem pela Índia constasse a troca de informações entre o governo dos dois países sobre a seleção do supersônico francês Dassault Rafale como vencedor da concorrência MMRCA. O chefe da pasta da Defesa disse que foi apenas uma coincidência.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXgz09l_ZR_cLADrZv15ajPKOmo7pITwpwQBwQe1Sw3wdmiSm_eqqdEMZ3zIrdD4FRjL6DOqI_dIFNM_Nl_v2DZohwSsd-AfCh5iZ-ejN6sed3QgwrscskeQQS33gTOn3Wx5vSUn_fQM4/s400/f-18+brasil.jpg

Indagado a respeito do cancelamento do resultado da competição estadunidense Light Air Support (LAS), a qual apontou o turboélice militar Super Tucano da Embraer como vencedor, e se a decisão influenciará o desfecho do F-X2, Amorim expressou estar decepcionado com o desdobramento do LAS e acredita ser improvável a reversão da decisão, bem como posso alterar o rumo da contenda FX-2, que se arrasta desde o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: T&D