O navio MS Balmoral que recria a viagem do Titanic viu a sua rota ser alterada após Tim Rex, um operador de imagem da BBC, se ter sentido mal. Por precaução médica, o passageiro foi evacuado de helicóptero e obrigou o cruzeiro a alterar a rota para facilitar o resgate.

O MS Balmoral partiu de Southampton, Inglaterra, no dia 8 de abril a fim de recriar a rota original do Titanic, mas após o mal estar do passageiro, teve de se aproximar da costa irlandesa para facilitar o resgate de helicóptero.

Miles Morgan, diretor da Miles Morgan Travel, organizadora da viagem, disse aos jornalistas que "não acredita que a condição do passageiro seja de risco de vida".

O navio que recria o roteiro original do Titanic demorou cinco anos a ser construído e está o mais semelhante possível, tanto a nível de construção do casco até ao mais ínfimo detalhe das porcelanas usadas na sala de jantar.

A bordo estão mais de 1300 passageiros, entre os quais familiares das vítimas do naufrágio centenário, historiadores e jornalistas.

A rota, que pretende ser concluída no próximo domingo dia 15 com a chegada do navio a Nova Iorque, vai ser refeita com base no roteiro original e, apesar do atraso causado por este incidente, pretende passar pelo local do naufrágio com o intuito de fazer uma cerimónia em homenagem aos mais de 1500 mortos da tragédia.

Muitos dos passageiros e tripulantes do navio estão vestidos a rigor, com roupas de época e desfrutam de refeições que seguem o menu original servido a bordo do Titanic.

O preço dos bilhetes para efetuar esta viagem histórica rondam as quantias de 3 mil a 7 mil euros.

Fonte: JN