Dominado de 2003 até o ano passado pelo Ford EcoSport, o segmento de utilitários-esportivos baseados em compactos finalmente passa por período de expansão. Depois do Renault Duster, lançado em 2012, virão os jipinhos da Chevrolet, em 2013, e da Peugeot, no ano seguinte. A Hyundai também terá representante nessa categoria.

O modelo da marca francesa será feito em Porto Real (RJ) e compartilhará plataforma com o 208. Trata-se da versão de produção do Urban Crossover Concept, que foi revelado ontem no primeiro dia de prévia do Salão de Pequim, na China – o evento abre para o público nesta sexta-feira.

O Urban Crossover Concept foi criado em parceria entre as subsidiárias Peugeot no Brasil, na China e na França. Como o 208 – que começa a ser feito em Porto Real no ano que vem –, é um carro mundial. Sua versão definitiva será apresentada em setembro, durante o Salão de Paris.

No caso da Chevrolet, o utilitário a ser lançado pela marca em 2013 usará a base do sedã Cobalt e trará o motor 1.8 da linha Cruze. Visualmente, terá dianteira parecida com a da nova S10.

O carro da Hyundai é um dos três frutos do projeto HB, cuja versão hatch será lançada até o início do ano que vem. Depois, vem um sedã. O utilitário deve ficar por último. Todos serão produzidos na nova planta da marca, em Piracicaba (SP).
De olho nessa crescente concorrência, a Ford atualizou seu EcoSport. No fim de semana, foi mostrada a versão final do modelo, que chega às concessionárias em junho – o protótipo surgiu em janeiro. Além disso, o veículo também está exposto no Salão de Pequim.

Fonte: Estadão