Parte dos US$ 515 milhões aprovados pelo congresso do Peru para incrementar o orçamento do setor de defesa do país, será utilizado na compra de 24 aviões de instrução KT-1 fabricado pela sul-coreana Korea Aerospace Industries (KAI) e custeio de operações contra a guerrilha atuante no vale dos rios Apurimac e Ene, região também conhecida pelo acrônimo VRAE.
 
A aquisição dos KT-1C para a Força Aérea do Peru (FAP) é resultado de negociações desenvolvidas de governo-a-governo, cujo escopo prevê a diretiva de compensações industriais (offset) no valor de US$ 194 milhões.

De acordo com fontes locais, o Ministério da Defesa do Peru e uma delegação da KAI que se encontra no país desde a semana passada, estão dando os últimos retoques no conteúdo do contrato, o qual implica no pagamento de um montante financeiro inicial de 30% do valor total e o estabelecimento de um cronograma de entrega das aeronaves. Segundo as mesmas fontes, como parte do contrato, a KAI deverá entregar dois KT-1C em curto prazo para o PDE (Programa de Treinamento), sendo que os 22 exemplares restantes serão montados pelo Servicio de Mantenimiento da FAP (SEMAN-Peru). Os KT-1C da FAP serão parte do Grupo Aéreo Nº51 com sede na Base Aérea Capitán FAP Renán Elias Olivera.

O treinador KT-1C foi desenvolvido pela KAI para ter a capacidade adicional de desempenhar missões de apoio tático aproximado e ataque leve. A aeronave tem um comprimento de 10,26 metros, envergadura de 10,59 metros e altura de 3,68 metros. É propulsado por um motor turboélice Pratt & Whitney PT6A-62 de 950 shp que delega para a aeronave uma potencia capaz de conduzi-lo a uma velocidade de cruzeiro de 574 km/h. Seu teto máximo de serviço é da ordem de 11 mil metros e o alcance é de 1.300 km.
 
O KT-1C possui seis pontos duros sob as asas para carregar pods de metralhadoras de 12,7 mm, bombas de 250 kg e lançadores de foguetes de 70 mm. Até o momento, foram fabricados 157 KT-1 em diferentes versões, aeronaves distribuídas para a Indonésia (12), Turquia (40) e Coreia do Sul (105).
 
Fonte: T&D