Segundo o jornal virtual sul-africano Engineering News Online, o Comando da Marinha do Brasil confirmou à reportagem do periódico que a instituição esta firmemente interessada em desenvolver novos tipos de mísseis conjuntamente com a África do Sul. A intenção foi ratificada nesta sexta-feira (20) durante a visita do comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Julio Soares de Moura Neto , à Cidade do Cabo. Fontes integrantes da comitiva disseram que nenhum acordo foi ainda assinado e que as negociações avançam envolvendo o desenvolvimento conjunto de mísseis superfície-ar.

A Denel é uma empresa sul-africana de capital estatal atuante no setor de defesa e sua divisão responsável por atividades na área de mísseis é a Denel Dynamics, organização do grupo sediada na cidade de Centurion, localizada ao sul da capital Pretória.

O único míssil naval superfície-ar produzido atualmente pela companhia sul-africana é o Umkhonto (Lança). Esse vetor utiliza um sistema de guiamento por radiação infravermelha e já esta em serviço nas Marinhas da África do Sul e Finlândia.

A Denel Dynamics possui projeto para desenvolver uma variante de longo alcance (25 km) dotada de sistema de guiamento por radar, versão atualmente identificada por Umkhonto-R. A Marinha do Brasil já vem algum tempo manifestando interesse nesse projeto.

O almirante Moura Neto lembrou na ocasião que esse projeto conjunto, caso se concretize,não será o único em curso coordenado pela MB. O comandante da MB informou para o Engineering News Online que esta em andamento um projeto nacional para desenvolvimento de um míssil superfície-superfície, o qual conta com a colaboração das brasileiras Mectron e Avibras.  Designado MANSUP (Míssil Anti-Navio de Superfície), o objetivo do programa é criar um míssil anti-navio de médio alcance (70 km), da mesma categoria do MM40 Exocet , para ser lançado a partir de navios contra outras embarcações. Segundo o almirante, o programa caminha bem e a expectativa é para que o protótipo deva estar pronto em 2016.

Atualmente a MB possui em seu arsenal mísseis MM40 em processo de modernização, sendo que o MANSUP deverá substituí-los gradativamente a partir do final da corrente década.

O interesse da MB em estabelecer laços de cooperação com a África do Sul foi estimulado pelo êxito do programa do míssil ar-ar A-Darter, projeto que se encontra em adiantada fase de desenvolvimento e envolve interesses da Força Aérea Brasileira (FAB) e a atuação tecnológica da Denel, Mectron e Avibras.
Fonte: T&D