Modelo construído em parceria com a NASA rompe conceitos de aerodinâmica e promete 70% de eficiência energética
Segundo os pesquisadores, a ideia é ter uma fuselagem mais larga para ganhar maior sustentação
Um projeto que radicaliza os conceitos atuais da aviação está sendo gestado no laboratório MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos. Ele atende pelo nome de D8, mas também tem apelido: o avião Double Bubble ou “Bolha Dupla”. 
A aeronave, concebida em parceria entre a Universidade e um time de pesquisadores da NASA, promete voar com apenas 30% do combustível utilizado por um avião de grande porte. 
O principal trunfo do projeto está na inovação que rompe com a aerodinâmica tradicional, e se torna responsável por 50% da eficiência energética. 
Além do uso de combustível, a equipe também decidiu aumentar a eficiência verde da aeronave
Segundo os pesquisadores, a ideia é ter uma fuselagem mais larga para ganhar maior sustentação. A cabine de passageiros duplica de tamanho (daí a dupla bolha); já as asas ficam mais finas e o nariz praticamente some, diminuindo o peso e o arrasto da aeronave. 
O D8 também traz motores não sob as asas, mas na base da sua traseira. Isso minimiza a resistência do ar por jogar a saída dos motores para trás, no rastro do voo. Além do uso de combustível, a equipe também decidiu aumentar a eficiência verde da aeronave, diminuindo seu impacto ambiental: o barulho foi reduzido 71 decibéis abaixo da norma atual de ruído e a emissão dos óxidos de nitrogênio é 75% menor. 
Em entrevista à Aviation Week, Mark Drela, um dos responsáveis pelo projeto, afirmou que a NASA e o MIT testarão um modelo da “bolha dupla” em escala menor em um túnel subsônico de ar ainda em 2012.
Fonte: Mirela Portugal (Exame.com) - Fotos: Divulgação/MIT - Via Noticias Sobre Aviação