O helicóptero da Polícia Cívil de Goiás caiu na tarde desta terça-feira (8/5). O helicóptero acidentou-se na fazenda Afonso Junqueira, a 40 quilômetros da cidade de Piranhas/GO (cerca de 320 km da capital goiana). Todos os oito ocupantes do helicóptero faleceram.
O helicóptero da Polícia Civil que sofreu o acidente aeronáutico enquanto voltava para a capital goiana estava participando da reconstituição de um crime de homicídio de sete pessoas no último 28/4, todas esgorjadas na propriedade rural Nossa Senhora Aparecida, em Doverlândia, cidade goiana a cerca de 400km da capital.
Equipes de terra compostas pela Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e GT3 da Polícia Civil, além de um helicóptero (Koala – AW119) do Corpo de Bombeiros estão no local do acidente aeronáutico. A aeronave da Polícia Militar também será utilizada na operação.
A investigação dos motivos da queda do helicóptero estará a cargo do sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), de Brasília. De acordo com o coronel Valter Barreto Silva, chefe do Seripa VI, as informações até então são preliminares e uma equipe já está a caminho de Piranhas/GO.
A Secretaria de Segurança Pública e Justiça, com informações adicionais do site Goiás é Demais, divulgou os nomes dos tripulantes e passageiros que estavam no helicóptero que caiu a  cerca de 40 quilômetros de Piranhas/GO. São eles:
1. Antônio Gonçalves Pereira dos Santos – Delegado de Polícia – Superintendente de Polícia Judiciária da PCGO;
Delegado desde 1982 e Policial Civil desde 1969, admitido para o cargo de Investigador.
Idade: 64 anos
Naturalidade: Pedro II – Piauí
Estado Civil: Casado
Número de Filhos: 03 filhos
2. Osvalmir Carrasco Melati – Delegado de Polícia – Coordenador da Unidade de Apoio Aeropolicial;
Delegado de Polícia Civil desde 2000
Idade: 38 anos
Local de Nascimento: Tupã (SP).
Estado Civil: Casado
Número de Filhos: 03 filhos
3. Bruno Rosa Carneiro – Delegado de Polícia – chefe-adjunto da Unidade de Apoio Aeropolicial;
Delegado de Polícia Civil desde 2004
Idade: 32 anos
Naturalidade: Goiânia – GO
Estado Civil: Solteiro
Número de Filhos: 0
4. Jorge Moreira da Silva – Delegado de Polícia – Titular da Delegacia Estadual de Roubos e Furtos de Cargas;
Delegado de Polícia Civil desde 1982
Idade: 53 anos
Naturalidade: Porto Nacional – Tocantins
Estado Civil: Divorciado
Número de Filhos: 02 filhas
5. Vinícius Batista da Silva – Delegado de Polícia Titular de Iporá;
Delegado de Polícia Civil desde 2010
Idade: 33 anos
Naturalidade: Goiânia – Goiás
Estado Civil: Casado
Número de Filhos: 01 filho
6. Marcel de Paula Oliveira – Perito Criminal – cidade de Iporá;
Perito Criminal desde 2010
Farmacêutico Bioquímico
Lotado em Quirinópolis
Idade: 31 anos
Estado Civil: Solteiro
Número de Filhos: 0
7. Fabiano de Paula Silva – Perito Criminal – cidade de Quirinópolis;
Perito Criminal desde 2000 – Odontólogo
Lotado em Iporá
Idade: 37 anos
Estado Civil: Separado
Número de Filhos: 04 filhos
8. Aparecido de Souza Alves - 22 anos. O assassino confesso das vítimas participou da primeira fase da reconstituição do crime na quinta-feira da semana passada e viajou novamente de helicóptero ao local do crime para reproduzir os fatos relacionados aos outros cinco assassinatos aos peritos criminais. Na primeira fase da reconstituição, Aparecido contou como matou o dono da fazenda, Lázaro Oliveira Costa, de 57, e o filho dele, Leopoldo Rocha Costa, de 22. A expectativa para hoje era que ele contasse como matou o caseiro Heli Francisco da Silva, de 44, o casal Joaquim Manuel Carneiro, de 61, e Miraci Alves de Oliveira; o filho deles Adriano Alves Carneiro, de 22, e como estuprou e matou a noiva de Adriano, Tâmis Marques Mendes da Silva, de 24. (SINDEPOL)
Local do Acidente:
  • “Fazenda do Boi”
  • Latitude: 16º 27’18’’ S
  • Longitude: 51º 59’ 50’’ W
Sobre os pilotos:
  • Comandante – Delegado Osvalmir Carrasco Melati.
  • Copiloto – Delegado Bruno Rosa Carneiro.
No dia 23 de junho de 2011 os Delegados Pilotos da PCGO Osvalmir Carrasco e Bruno Rosa, que além de Pilotos Comerciais de Helicóptero, também eram instrutores de voo, foram checados pelo Inspetor de Aviação Civil (ANAC), Élsio Madruga, no modelo da aeronave (Koala – AW119), o qual, através de manobras e procedimentos operacionais, como determina a legislação aeronáutica brasileira, atestou a capacidade técnica dos Delegados, expedindo a habilitação tipo e formaram a primeira equipe de comandantes desse modelo de aeronave do estado.
À época do cheque o Del Carrasco, Coordenador da Unidade de Apoio Aeropolicial, disse que “o sentimento é de realização e alegria,  pois é a conclusão de um trabalho iniciado em 2006, quando helicópteros foram alugados pelo Governo de Goiás.
Nesse momento ainda Carrasco disse que “a PCGO buscou qualificar seus servidores através de cursos e estágios em outras unidades aéreas, visando a atual conquista de possuir Unidade Aérea com pessoal completamente capacitado para operar o Koala, codinome ESCORPIÃO, de forma autônoma e segura, satisfazendo completamente os requisitos exigidos pela legislação aeronáutica brasileira.”
Sobre a aeronave
A aeronave acidentada da Polícia Civil de Goiás era um helicóptero AgustaWestland AW119Ke – Koala, matrícula PP-CGO, denominado “Escorpião”, adquirida junto com outras duas aeronaves do mesmo modelo e que foram entregues para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. As três aeronaves foram adquiridas com recursos do Estado e do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e entregues em 29/09/2011.
A aeronave AW119Ke Koala é um helicóptero monoturbina, com capacidade para oito pessoas, desenvolvido com foco na segurança, desempenho e preço competitivo. O grande espaço livre na cabine permite uma rápida configuração para uma variedade de atividades, como transporte de passageiros, resgate e transporte aeromédico, apoio policial, entre outras missões.


Nota oficial do Governo de Goiás sobre o acidente:
O Governo de Goiás lamenta profundamente a morte dos delegados e servidores da Secretaria de Segurança Pública, em decorrência do acidente com o helicóptero da Polícia Civil. Goiás perde profissionais de altíssimo valor, ilibada reputação, reconhecida competência e notável valor humano, que se destacaram no exercício de suas funções, honrando a tradição de nossa Polícia.
Ao longo de suas vidas, eles souberam valorizar o trabalho a que se dedicaram. Morreram no estrito cumprimento do dever legal, exercendo com denodo a missão superior de proteger o cidadão e oferecer segurança e tranquilidade aos goianos. Merecem, assim, todo o nosso reconhecimento, nosso preito de gratidão e, neste momento derradeiro, os nossos sinceros aplausos.
O Estado decreta luto oficial por três dias e se junta à população, amigos e familiares na última homenagem a esses servidores, num momento de dor e  comoção na corporação, no Governo do Estado e na sociedade.
Marconi Perillo
Governador do Estado de Goiás

Fonte: Piloto Policial