Taiwan mobilizou pela primeira vez mísseis de cruzeiro capazes de alcançar importantes bases militares ao longo da costa sudeste da China continental, indicou nesta segunda-feira a imprensa da ilha.

Os mísseis Hsiungfeng 2E, fabricados em Taiwan e que têm um alcance de 500 km, entraram em serviço, segundo o Liberty Times, que cita uma fonte militar não identificada. O ministério da Defesa não comentou estas informações.

Hsiung Feng II (HF-2) (Brave Wind II")

Segundo este jornal, o projeto, cujo nome em código é "Chichun", custou cerca de 30 bilhões de dólares taiwaneses (aproximadamente 805,4 milhões de euros, 1,02 bilhão de dólares americanos).

Os especialistas militares consideram que o exército da China continental, o Exército de Libertação Popular, dispõe, por sua vez, de cerca de 1.600 mísseis que apontam para Taiwan.

"Em caso de guerra no Estreito de Taiwan, os mísseis podem ser utilizados para atacar aeroportos e outras bases militares do Exército de Libertação Popular", declarou à AFP Keving Cheng, chefe de redação do Asia-Pacific Defense Magazine, com sede em Taipei.


Cheng considera que Taiwan tem mais de cem mísseis Hsiungfeng 2E apontados para a China. De acordo com Song Jan Wen, membro de um painel de especialistas convidados pelo exército taiwanês para estudar seu informe anual sobre a defesa, é a primeira vez que Taiwan aponta diretamente mísseis para a China.

Taiwan, refúgio do exército nacionalista derrotado pelos comunistas em 1949, é independente desde então, mas Pequim considera que se trata de uma província rebelde e não exclui recorrer à força para recuperá-la. No entanto, as relações melhoraram com a chegada à presidência de Ma Ying-jeu, em 2008. Em janeiro de 2012, foi reeleito para um segundo mandato.

Fonte: BAND