Representantes eleitos e funcionários do governo dos Estados Unidos manifestaram nesta quinta-feira (31) sua firme oposição ao controle da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a internet, como é exigido por vários países.
"Em todas as reuniões e encontros bilaterais de que participamos, nós nos opomos vigorosamente a qualquer tentativa de estender o controle do governo sobre a internet", insistiu Philip Verveer, um funcionário do Departamento de Estado, encarregado da coordenação de tecnologia da informação, em uma audiência no Congresso.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJyWLNQ3RhKlGbjcRqAHlG5t_Xdfw53xiii22lGu4mcdz5Yt-M8OJfpWNQVM-fdmcRPtN4fDxf-Mk5am3bTS-Ja1V3ZJ-dKCeDwaiEFkj95_c9-M2uQkK7AoVMEPonXiyMWdF680ZP_evf/s1600/Blog_BandaLarga2.jpg Agir desta forma, "sufocaria fatalmente o dinamismo da internet", acrescentou.
Em nota, o Comitê de Energia e Comércio da Câmara de Deputados, onde decorreu a audição, considera que passar o controle da internet para a ONU "poderia comprometer a sua rapidez, além dos benefícios econômicos e sociais que beneficiam o planeta".
Em uma reunião da União Internacional das Telecomunicações (UIT), a ser realizada em dezembro de 2011, alguns países devem se pronunciar sobre a possibilidade deste órgão da ONU se responsabilizar pelo controle da rede.
Rússia e China lamentam o fato de os Estados Unidos, de acordo com eles, terem forte domínio sobre a internet, e querem que mais poder seja concedido às Nações Unidas para dar maior peso aos países em desenvolvimento.

Fonte:  G1