O avião Superjet 100 do construtor russo Sukhoi que desapareceu na quarta-feira com cerca de 50 pessoas a bordo foi localizado nesta quinta em uma região montanhosa ao sul de Jacarta, informou um porta-voz do Exército.
"Um helicóptero Super Puma localizou o Sukhoi na manhã desta quinta-feira. Não temos ainda informações exatas sobre seu estado", disse à AFP Ali Umri Lubis, porta-voz da base aérea de Bogor, ao sul de Jacarta.

"O avião foi encontrado. Seus destroços foram avistados pelo helicóptero. Está confirmado que são do Sukhoi", garantiu Ketut Parwa, responsável da defesa civil na aldeia de Cidahu, situada na região montanhosa e que serve de base às operações de busca.

O Superjet 100, a esperança da aviação civil russa, fazia um voo de demonstração e desapareceu dos radares pouco antes das 15h00 local (05h00 de Brasília) de quarta-feira sobre o monte Salak, de 2.211 metros de altitude, ao sul de Jacarta.








O Sukhoi levava 44 pessoas a bordo - oito membros da tripulação russa e 36 passageiros -, declarou à AFP Dmitry Solodov, assessor da embaixada russa em Jacarta. A embaixada da França disse que havia um francês a bordo.

O representante na Indonésia da Sukhoi afirmou, no entanto, que havia 50 pessoas a bordo, entre elas oito membros da tripulação, pilotos e engenheiros russos, assim como membros do construtor aéreo.

"Olhei para o céu e vi um grande avião branco um pouco acima da montanha", disse à AFP Juanda, de 41 anos, morador de Cidahu. "Movia-se da direita para a esquerda e depois desapareceu e ouvi como se fossem fogos de artifício".

Fonte: Terra