A Força Aérea dos Estados Unidos lançou na última sexta-feira as regras finais para uma nova competição para fornecer 20 aviões leves de ataque para o Afeganistão, depois de ter cancelado abruptamente contratos anteriores com Sierra Nevada e Embraer. 

A Força Aérea publicou o pedido final de propostas alteradas na noite desta sexta-feira depois de enviar os detalhes para os dois ofertantes originais -Sierra Nevada e Hawker Beechcraft- mais cedo. 

As regras finais tiveram pequenas mudanças em relação ao rascunho que recebeu críticas da Sierra Nevada. 

"A Força Aérea tem como meta a decisão da escolha da fonte no início de 2013", disse a porta-voz da Força Aérea, Jennifer Cassidy. "Isso permitiria a entrega do primeiro avião para o Afeganistão no terceiro trimestre de 2014," cerca de 15 meses após o inicialmente previsto. 

As companhias devem submeter suas novas propostas até 4 de junho. 

A Força Aérea decidiu abrir mão do contrato anterior com a Sierra Nevada e rever as regras para a competição depois que o licitante Hawker Beechcraft, que perdeu a concorrência, entrou com um processo em tribunal federal. O caso constrangeu autoridades militares e provocou dúvidas sobre práticas de compras norte-americanas no Brasil.

Fonte: Andrea Shalal-Esa (Reuters) via Veja.com - Foto: AVweb - Via Aviation News