O Irã anunciou nesta terça-feira que iniciou os estudos preliminares para a construção de um submarino de propulsão nuclear, às vésperas de negociações importantes com as grandes potências sobre seu programa nuclear.

"Iniciamos estudos preliminares para conceber e construir um submarino de propulsão nuclear", declarou o almirante Abas Zamini, comandante adjunto da Marinha para questões técnicas.

Submarino iraniano "Yunes"
"Todos os países têm o direito de utilizar a tecnologia nuclear com fins pacíficos, incluindo para a propulsão dos navios", completou, antes de ressaltar que a Marinha iraniana "precisa" recorrer a esta tecnologia para "executar operações de longa distância".

Apenas cinco países são capazes atualmente de construir submarinos nucleares, que exigem o máximo da tecnologia em vários setores: Estados Unidos, Rússia, França, Grã-Bretanha e China.

Fonte: Veja

NOTA: O anuncio ocorre exatamente depois do Irã anunciar que trouxe de volta ao serviço ativo um submarino de origem russa depois de uma grande modernização onde cerca de 18 mil componentes, incluindo hélices e radares foram substituídos no submarino Tareq (classe Project 877EKM Paltus).Classe KILO - Russa.