O chefe de Estado turco Abdullah Gül admitiu hoje que o avião do seu país abatido na sexta-feira na Síria terá momentaneamente violado o espaço aéreo devido à grande velocidade a que voava.

"Quando se pensa na velocidade a que os jatos sobrevoam o mar, é comum que atravessem as fronteiras por um curto período de tempo", afirmou o responsável, citado pela agência de notícias Anatolia.

Gul acrescentou que o piloto não tinha "más intenções".

As autoridades sírias confirmaram que abateram um avião de guerra turco no seu território. Este incidente agrava a situação na fronteira dos dois países, onde há refugiados e combatentes rebeldes, segundo a agência AFP.

A AFP cita a agência noticiosa síria SANA, que confirmou hoje o abate do avião que violou o espaço aéreo do país.
 
"Uma aeronave não identificada, proveniente de oeste, violou o espaço aéreo sírio, sobrevoando a muito baixa altitude e alta velocidade as águas territoriais", noticiou a agência, citando um porta-voz militar.

As baterias antiaéreas abriram fogo, atingindo o avião que estava a um quilómetro de terra e que se despenhou a cerca de 10 quilómetros da costa de Lataquia, acrescentou a mesma fonte.

O primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan tinha afirmado anteriormente que iria dar os passos necessários assim que tivesse todas as informações acerca do abate na sexta-feira do avião F4 no mar mediterrâneo.

A tensão entre os dois países vizinhos estava já elevada quando a Turquia reagiu à revolta contra o Presidente Bashar al-Assad ao acolher militares que formaram o núcleo do exército rebelde contra o regime de Damasco.

A agência SANA referiu ainda a cooperação de navios dos dois países na procura da tripulação do avião abatido.

Fonte: DN

 RF-4 Phantom "voava a uma altitude baixa e em grande velocidade"

A Síria confirmou neste sábado que suas forças derrubaram ontem um avião de combate turco que voava sobre suas águas, disse um porta-voz militar à agência oficial "Sana".
"A defesa antiaérea militar detectou uma aeronave não identificada que voava a uma altitude baixa e em grande velocidade", a um quilômetro do litoral sírio, em frente à cidade de Latakia, assinalou o porta-voz.
A Turquia informou ontem que a Síria derrubara um de seus caças com dois tripulantes, que estão desaparecidos após caíram em águas sírias, e em comunicado o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, adiantou que tomará "as medidas adequadas" quando o incidente for esclarecido.
Damasco confirmou que as Marinhas da Síria e da Turquia estão cooperando em uma operação para resgatar os dois pilotos turcos.
Segundo o porta-voz militar, as defesas antiaéreas sírias responderam "com artilharia, atingindo a aeronave diretamente. O alvo resultou ser um avião militar turco que entrara em espaço aéreo sírio e com o qual se procedeu de acordo com a legislação prevista nestes casos".
Damasco especificou que os disparos de suas baterias atingiram o caça RF-4 Phantom quando este se encontrava a um quilômetro do litoral. A aeronave caiu em águas territoriais sírias ao oeste do povoado de Om al-Tuyur, na província de Latakia, a cerca de dez quilômetros da praia.
As relações entre Damasco e Ancara se deterioraram muito desde que começaram os protestos contra o regime de Bashar al-Assad na Síria, em março de 2011. 

Fonte: Terra