O helicóptero é o primeiro a integrar uma frota própria da segurança do Mato Grosso do Sul.
 
A Helibras vai participar da 12ª Interseg – feira internacional de tecnologia, serviços e produtos para segurança pública, que acontece entre os dias 22 e 24 de julho (domingo a terça-feira), em São Paulo na qual fará a entrega de um novo helicóptero AS350 B3e para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, primeiro helicóptero entregue na versão mais moderna da Família Esquilo. 

Em seu estande, além da aeronave exposta, outros eventos estão previstos como a assinatura de um contrato de serviços. “Além de fornecer a aeronave, o nosso papel é garantir total disponibilidade para o operador, por isso mantemos também este vínculo de serviços para com os nossos clientes”, afirma François Arnaud, vice-presidente Comercial e de Marketing da Helibras. 

Durante o evento, outras evoluções para os modelos mono e biturbina da linha Eurocopter serão apresentadas. Recentemente, o monoturbina EC130 ganhou uma nova atualização chamada T2. Foram incorporadas novas tecnologias, motor mais potente, o Arriel 2D, e melhorias nos sistemas de vibração, ventilação, entre outros. O EC145 também passou por modernizações e ganhou, no rotor de cauda, um fenestron. 

Na foto, da esquerda para a direita, François Arnaud – Vice-presidente Comercial e de Marketing da Helibras, Eduardo Mauad – vice-presidente executivo da Helibras, Wantuir Jacini – Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Eduardo Marson – Presidente da Helibras e Flávio Pires – Vice-presidente de Suporte e Serviços da Helibras.


Vale ressaltar a gama de helicópteros biturbinas, que vêm conquistando espaço em missões de segurança no Brasil. No exterior, esses modelos já estão bem difundidos no segmento de segurança, como o EC135, utilizado pela Polícia Federal da Alemanha e que já registra mais de 100 mil horas de voo em sua frota.
“Percebemos um crescente interesse pelos biturbinas, como o EC145 e EC135, por oferecerem maior potência e recursos, num preço praticável”, explica François. “No entanto, a Helibras possui vastas opções de aeronaves em inúmeras configurações e capazes de se adaptar a diversas operações, além de estar em constante evolução de seus modelos”.
O estande da Helibras na Interseg está localizado nos números C11 / D12, entre as ruas C e D, ao lado do stand da Cassidian, empresa do grupo EADS que oferece serviços de tecnologia para segurança. 

Ficha técnica AS350 B3e |.Peso Máx. Decolagem (MTOW)=2.250kg / 4.960lb |Capacidade Máx (pilotos + pass.)=1+ 5 / 6 |Motorização |Turbomeca Arriel 2D |Potência Máx. Decolagem (por motor)=632kw / 847shp |Velocidade Máx. de Cruzeiro MTOW=258 km/h / 140kts|Alcance Máximo com tanque Standart=657km / 355 nm |Autonomia Máxima com tanque Standart=3h15 - Dimensões: Comprimento (com rotor girando): 12,94 m |Comprimento da fuselagem: 10,93 m |Altura: 3,14 m (trem de pouso baixo) - 3,34 m (trem de pouso alto) |Diâmetro do rotor principal: 10,69 m.

Fonte: Revista Fator