O piloto do caça americano F-16 CJ Fighting Falcon (35ª Ala de Caça), que caiu neste domingo no Oceano Pacífico, na costa nordeste do Japão, foi resgatado com vida seis horas após a queda da aeronave, informou a guarda costeira japonesa.

O piloto, cujo nome não foi divulgado, foi colocado com segurança em um navio de contêineres americano que estava na região por volta das 6h (horário de Brasília), de acordo com a guarda costeira, uma das várias agências que enviaram embarcações para ajudar no resgate.

O caça F-16 Falcon caiu a cerca de 320 km da costa de Hokkaido, a ilha mais ao nordeste do Japão, de acordo com comunicado divulgado mais cedo pela Força Aérea dos Estados Unidos.

A Força Aérea americana informou que estava preparando um comunicado com os detalhes sobre o resgate do piloto. Mais cedo, a instituição afirmou que o piloto havia decolado da base aérea de Misawa em Aomori por volta das 11h30 (horário local) em direção à América do Norte. A corporação informou que a causa do acidente está sob investigação.

Fonte: Terra