A Embraer entregou nesta quinta-feira ao governo da Índia o primeiro avião do modelo EMB 145 AEW&C de controle e alerta antecipado que será utilizado pela Força Aérea desse país.

Segundo a empresa, o aparelho concluiu satisfatoriamente todas as provas em terra e em voo tanto da própria Embraer como dos sistemas de defesa da Força Aérea Índia, que receberá outras aeronaves do mesmo modelo como parte de um contrato assinado em 2008.

A Embraer não revelou o número de aviões deste modelo adquiridos pelo governo indiano "por uma cláusula de confidencialidade do contrato", disse à Agência Efe uma fonte da companhia.
O contrato inclui além das aeronaves um pacote de treinamentos, suporte técnico, peças de reposição e equipes de apoio em terra.
 
O EMB 145 AEW&C entregue nesta quinta-feira incorpora recursos como um sistema de reabastecimento em voo, maior capacidade elétrica e modificações estruturais que permitirão a instalação de avançados sistemas de missão desenvolvidos pelo Centro de Sistemas Aerotransportados (CABS) da Índia, segundo um comunicado da empresa.

A aeronave está equipada com um radar de varredura eletrônica projetado e desenvolvido pelo CABS, cujas antenas serão instaladas na parte superior da fuselagem.
"O sucesso deste programa é um símbolo de cooperação entre a Índia e Brasil", disse o diretor do CABS, S. Christopher, citado no comunicado.

O EMB 145 AEW&C é um avião desenvolvido para missões de vigilância e controle do espaço aéreo cujas informações ajudam a outras aeronaves, como os caças-bombardeiros, em tarefas de controle e intercepção.

Fonte: EXAME