Os Guardiões da Revolução, tropa de elite do regime iraniano, anunciaram nesta segunda-feira que haviam testado novos mísseis terra-ar de médio alcance, construídos para derrubar um avião inimigo a uma distância de 50 km. 

O novo sistema de defesa se chama Ra'ad (Trovão) e o exercício foi bem sucedido, informaram os Guardiões em comunicado publicado no site oficial. Os mísseis Taer-2 utilizados no sistema Ra''ad são construídos no país e são "mais avançados" do que os mísseis russos Buk, indicou a agência de imprensa Fars. Este tipo de míssil foi apresentado na sexta-feira em uma parada militar em Teerã, acrescentou. 

O Irã realiza há algumas semanas demonstrações de seu poderio militar, em um contexto de tensão crescente com Israel. Os dirigentes israelenses ameaçam com frequência efetuar ataques aéreos contra as instalações nucleares iranianas para impedir que o país fabrique uma bomba atômica, apesar de Teerã insistir no caráter civil de seu programa. Para Israel, considerado o único país com armas nucleares na região, o programa nuclear iraniano representa uma ameaça para sua existência.

No sábado, o general Mohammad Ali Jafari, comandante em chefe dos Guardiões da Revolução, considerou que uma guerra entre Israel e Irã está próxima e que seu país está pronto para este enfrentamento, que pode provocar a destruição do Estado hebraico. O general Amir Ali Hajizadeh, chefe da Força Aérea, alertou no domingo para um eventual ataque preventivo de Teerã, se Israel se preparar para uma ofensiva militar.

Fonte: Terra