https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9KvNxXxmxtGLOxV2uqZgQl5hwAeW2GFvSBJ7dTiFnhUymFILwrdGRZO3brD4Mv_L4veFx2xPTzNitd7a4FyKYCVLrCnfZpO83EGZywwkw6VXgH-zS1hmV3tKP0HMturyST_wYagwPRkU/s400/mi-28-1.jpgFoi confirmado hoje a transação de armas entre a Rússia e o Iraque, avaliada em cerca de US$ 4,2 bilhões, incluindo helicópteros de ataque Mi-28N e sistemas móveis de defesa aérea, num acordo que já estaria definido em segredo desde o começo do ano. O acordo é o maior já realizado pela Rússia desde 2006.
Nessa terça-feira, um documento emitido sobre a reunião entre o primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki, com o seu homólogo russo, Dmitry Medvedev, confirmou que os acordos foram definidos nos meses de abril, julho e agosto, conforme disse o ministro interino da Defesa do Iraque.
Segundo o documento, Moscou fornecerá 30 helicópteros de ataque Mil Mi-28NE com capacidade de voo noturno e em qualquer condição atmosférica, e 50 sistemas de defesa aérea Pantsir-S1 com mísseis de curto alcance.
Não foram divulgados os prazos de entrega, mas o negócio confirma o interesse de Bagdá de não ficar totalmente dependente dos EUA, país o qual já vendeu caças F-16 para o Iraque.

Fonte: CAVOK