Em 12 de dezembro último a Força Aérea do Líbano (FAL) recebeu em Beirute seis helicópteros de transporte tático médio Bell UH-1 Huey II, que vai incrementar a capacidade de combate nas missões de apoio as equipes de solo, evacuação aeromédica, patrulha, busca e resgate, combate a incêndio, pulverização, entre outros.

Os helicópteros foram entregues com uma série de peças de reposição e os EUA vão fornecer assistência pós-venda e treinamento de tripulantes. No início de 2013 mais seis exemplares serão entregues para a FAL, que paulatinamente vai desativar parte dos 23 Bell UH-1H em serviço desde 1994.
Aos poucos o Líbano vai modernizando a sua frota composta majoritariamente por helicópteros. Além dos Bell UH-1H estão em serviço sete IAR-330 Puma, três Sikorsky S-61N, quatro Robinson R.44, um Agusta Westland A139 e oito Aerospatiale AS-312 Gazelle. Exceto pelo Gazelle, que cumpre missões de ataque e apoio aéreo aproximado, todos os outros modelos são dedicados as missões de transporte utilitário, busca e resgate, combate a incêndio e evacuação aeromédica. 

No segmento de asa fixa a FAL conta com um Cessna Caravan para missões de ataque e reconhecimento; quatro Hawker Hunter para ataque ao solo e três Scottish Aviation Bulldog para treinamento básico.

Fonte: C&R