O Ministério da Defesa de Omã pretende adquirir da empresa britânica BAE Systems novos aviões de treinamento avançado Hawk. No pacote de compra poderá estar incluído novos caças multimissão Typhoon.
Conforme relato da publicação Defense News, o número dessas aeronaves adquiridas ainda é desconhecido. Também não foi especificado o montante da potencial transação. Atualmente, o departamento militar de Omã também está em negociações para o fornecimento de aviões Eurofighter Typhoon com a empresa britânica.
Atualmente a Força Aérea de Omã opera vôos de treinamento com cinco antigos aviões BAE Hawk Mk103 e 12 turboélices PC-9 produzidos na Suíça. Para o treinamento avançado dos pilotos de aviões de caça são utilizados versões biplaces de jatos de combate, os F-16D Fighting Falcon e Jaguar B/T2. Os novos aviões de treinamento serão usados para treinar os pilotos de caça F-16, que agora formam a base de aeronaves táticas de Omã.
Como parte da Força Aérea de Omã, incluindo os 12 caças F-16, em meados de Dezembro de 2011 Omã encomendou mais uma dúzia de caças norte americanos F-16 Block 50. Omã estaria atualmente nas negociações finais com a empresa britânica para o fornecimento dos aviões Typhoons, que se adquiridos, seriam para substituir os antigos jatos Jaguar.

Fonte: CAVOK