Ganharam novo alento, as buscas, no Mar Adriático, depois de um barco de pesca ter encontrado destroços que parecem ser do F-16 desaparecido, ao final do dia de segunda-feira.
O caça americano descolara da base de Aviano, ao norte de Veneza, e efetuava um voo de treino, à vertical do mar Adriático, quando desapareceu dos radares.
Eram cerca de 20 horas locais – 19h em Lisboa – quando a base perdeu o contacto com o piloto, que tinha assinalado um problema.
O aparelho efetuava um voo em conjunto com mais três aviões. O piloto do avião que voava em binómio ouviu o SOS lançado pelo colega, mas não viu qualquer queda. Os dois aviões não estavam suficientemente próximos um do outro.
As autoridades – americanas e italianas – privilegiam a hipótese de um acidente no mar e continuam as buscas.

Fonte: EuroNews

Mergulhadores da Guarda Costeira italiana, procurando um F-16 norte-americano e seu piloto desaparecidos, estavam concentrando a busca nesta terça-feira nas águas onde um barco pesqueiro encontrou destroços que podem pertencer ao caça, disse um oficial da Guarda Costeira.
Os destroços, incluindo fragmentos de aço carbono, foram encontrados flutuando no norte do Mar Adriático durante a noite, disse o contra-almirante Francesco Saverio Ferrara. A Força Aérea dos Estados Unidos disse em comunicado nesta terça-feira que poderiam ser destroços da aeronave desaparecida.
"Esperamos descobrir mais durante o dia para que possamos ter uma imagem mais completa do que aconteceu", disse Ferrara.
O jato desaparecido decolou da Base Aérea de Aviano em um exercício de treinamento na tarde de segunda-feira, e a torre de controle perdeu o contato com o avião por volta das 17h (horário de Brasília).
As operações de busca e resgate estão sendo conduzidas por mar do porto de Ravenna, e aviões da Força Aérea de Aviano estão liderando a busca do ar, disse Ferrara.
Neve e chuva atrasaram a operação durante a noite, e nesta terça-feira a névoa estava diminuindo a visibilidade, disse a Guarda Costeira.

Fonte: Reuters