https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgC82Xa1UyLPI-K-svTM979hvu0pD0fOaUT1m8kaNNBiw8lwnzcvB_CIsofLXEfR_fxrpl8OuRM8r1PY5xAFkc3OucGmlh-GQUk2RHbts4zW5n5RPjGYiGYtm0r_HjJkCxFtCwfuw6DRKP8/s1600/predator-Drone-firing-missiles.jpgDurante operações de busca por um traficante de Mianmar, acusado de matar 13 marinheiros chineses, a China considerou realizar um ataque de avião não tripulado (drone) em uma região montanhosa no sudeste da Ásia.

Entretanto, segundo fontes de um jornal local, autoridades resolveram suspender a operação, para capturá-lo com vida. O plano de usar um drone foi descrito ao jornal "Global Times" por um alto oficial de segurança pública e destaca a capacidade crescente da China para operações com aviões não tripulados.

Oficiais da China estavam sob pressão para tomar uma atitude depois que 13 marinheiros chineses foram mortos em dois navios de carga carregados com drogas, em outubro de 2011. Fotos que sugeriam a execução dos homens circularam pela internet. O crime foi um dos ataques mais brutais contra cidadãos chineses nos últimos anos. Naw Kham, membro da minoria étnica do Mianmar e traficante de drogas é suspeito dos assassinatos.

As buscas feitas pela polícia chinesa não tiveram sucesso e agentes de segurança viram nos ataques com drones uma possível solução. Naw Kham foi capturado por autoridades do Laos perto do rio Mekong em abril de 2012, após seis meses de buscas em uma operação que envolveu as polícias da China, Tailândia, Mianmar e Laos.

Após ser extraditado para a China, Naw Kham recebeu uma sentença de morte e aguarda sua execução, de acordo com a imprensa chinesa.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaBdfmScr9BT2DDBj3IK_EDriLKE8zVMGHBhWz7FBcfHgGWpGnts02_vdOMfeloEfboQlhVrauFcxBwXcbuF4l23DvFj8MddakeLgdeg_S0M7toIS-KQeocSaW5XcGcR-1bncGBNHMZHjJ/s1600/AVIC+-+Wing+Loong.jpgTecnologia
Se o drone fosse usado, ele seria guiado por um sistema global de navegação chinês, o Beidou -criado para competir com o americano GPS, com o russo Glonass e com o Galileo, desenvolvido pela União Europeia.

Segundo o diretor da divisão antidrogas do Ministério de Segurança Pública, Liu Yuejin, o uso do Beidou nos drones reflete o rápido avanço do sistema na última década. O sistema foi iniciado em 2000 e desde então se expandiu para 16 satélites de navegação na Ásia e no Oceano Pacífico, segundo o "China Daily". Ainda segundo o jornal, a Marinha da China está agora realizando patrulhas e exercícios de treinamento que usam o Beidou.

Com a melhora no sistema de navegação, a China também vem progredindo na área dos drones. De acordo com um relatório do Pentágono do ano passado, vários centros de pesquisas militares têm se dedicado a estudar aviões não tripulados.

Segundo o Estado chinês, até 2015 deverão ser usados drones em bases permanentes e em bases de monitoramento, estabelecidas em províncias ao longo da costa.