Num Evento na sede operacional da Embraer Defesa e Segurança realizado para a imprensa estrangeira no Brasil, a sua mais alta autoridade, Luiz Carlos Aguiar, disse que a Super Tucano EMB-314, será equipado com um radar, ao que parece externo. Este é um projeto que está sendo tocado pela empresa Orbisat (fabricante do radar anti aéreo M-60 e futuro M-200).
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdtN4dekvD-ire5WNizrtH02CyW8ENTj5LPh4gV8YOmwBEaXbi7KB6CO5oqLP-Lzmrtn2LQCD8y7-BCQwmk7DY13-2f3itK9rNZs7MOVuuXYlTol1-3lSrR1bLCKRuelGAZbneN8yKI8Cr/s1600/Super-Tucano-A-29.jpgEste é considerado o derradeiro e último dispositivo eletrônico que precisava ser agregado ao Super Tucano para melhorar a sua competitividade, diante inclusive de aeronaves mais pesadas, e responde a uma requisição feita em um discurso, meses atrás, pela Força Aérea Colombiana, para quem a contribuição do radar viria de encontro as necessidade operacionais frente a uma escalada mais agressiva das FARC.

A instalação de um radar na aeronave poderia abrir a porta para maior número de encomendas, para Forças Aéreas, que possuem pouca dotação financeira. A carteira de pedidos firmes do Super Tucano é de 211 unidades sendo que 170 entregues.

By Vinna com informações do defensa.com - por Rafael Bonila