https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj79B7NZ_rttl88sWvFkNgTYjmfz6D5pd4ZBXlfpE_pq5k7bormP_5Eq7u8iNOEh9lNLgt7y2iJJ9fbQYWYJOm13gRISeoM6iZbdKH6GWNtbE5stSPvi7b8OX-f72RP6T7l4HLuywTqo19L/s1600/Navios+chineses+entram+em+%C3%A1guas+japonesas.jpg
A marinha chinesa realizou na semana passada um exercício militar nas águas do Mar do Sul da China, com participação das três maiores frotas do país. No último sábado (25), três navios de guerra da China partiram para um treinamento no alto mar nas áreas marítimas do oeste do Oceano Pacífico. Segundo alguns especialistas, essas ações do exército chinês visam reforçar a capacidade da marinha em defender os direitos marítimos.
Nos últimos dias, as forças das Filipinas estiveram ativos no Mar do Sul da China. Além do mais, um grupo de batalha naval dos EUA, suportado pelos portas-aviões nucleares, também estava presente nas mesmas águas. Neste contexto, as ações da marinha chinesa atraíram muita atenção da comunidade internacional. Segundo o especialista militar chinês, Li Jie, o exercício naval realizado pela China tem como objetivo salvaguardar a segurança do Mar do Sul. Ele disse:
"As ações militares tomadas pela marinha chinesa estão ligadas com a situação atual do Mar do Sul. Desta vez, a manobra que reuniu as três maiores frotas da China, tem um significado importante para fortalecer a capacidade de coordenação e de combate conjunto das forças armadas."
Sobre o tipo do treinamento, Li Jie revelou que o ataque e a defesa em posições importantes foram um dos destaques durante o exercício. Isso é porque este projeto poderá adaptar às exigências de combates do futuro.
http://2.bp.blogspot.com/-7CkyNzd8wBs/UE8JwFbHj7I/AAAAAAAAIbk/tsO2Eq_1Giw/s1600/Senkaku.gif"Durante o exercício, foi concluída uma série de treinamento militar, como a defesa colaborativa, contramedida eletrônica e controle operacional. Entre eles, o ataque e defesa em postos importantes foi a parte mais destacada na manobra. No passado, o exército chinês tinha dado mais atenção ao treinamento de um único item. Porém, desta vez, o exercício foi realizado no contexto de luta real, correspondendo às exigências do combate em um ambiente futuro com uso de novas tecnologias."
No último sábado, a frota chinesa Beihai levantou âncora para começar mais um treinamento no alto mar nas águas do oeste do Oceano Pacífico. É a quinta vez este ano que o mesmo exercício será realizado pela marinha chinesa na mesma área marítima. No ano passado, a China realizou este tipo de treinamento sete vezes
Ao falar sobre a razão da China ter aumentado a implantação das forças navais, Li Jie deu a seguinte explicação:
"O reforço das ações nas regiões fora da cadeia de ilhas é uma tendência inevitável para a marinha chinesa no futuro. Apenas se livrando da cadeia de ilhas se poderá elevar a capacidade de atuação chinesa no mar." 

Fonte: CRI