A queda de um helicóptero que realizava trabalhos de resgate na região afetada pelas inundações no norte da Índia deixou pelo menos 20 mortos, informou nesta quarta-feira (26) a agência local "Ians".
Em um primeiro momento, as Forças Aéreas Indianas (IAF) informaram que tinham morrido oito pessoas no acidente que ocorreu na terça (25), mas o subdiretor da Autoridade Nacional de Manejo de Desastres (NDMA), M. Shashidhar Reddy, elevou o número de mortos para 20.
Um integrante da IAF disse à Ians que, quando os trabalhos de busca dos corpos do acidente foram suspensos, já tinham sido contabilizados 11 cadáveres.
Os motivos concretos do acidente ainda não foram informados.
O aparelho, um Mi-17 de fabricação russa, caiu quando retornava da cidade de Kedarnath, o principal foco das inundações que causaram 882 mortes até o momento no estado indiano de Uttarakhand.
As autoridades indianas mobilizaram até agora 45 aeronaves militares para realizar os trabalhos de resgate na maior operação até o momento e que também inclui cerca de 10 mil tropas.
Por enquanto, 90 mil pessoas foram resgatadas, mas estima-se que 3.500 continuam presas e outras 2 mil permanecem desaparecidas.
As inundações são frequentes durante a temporada das monções na Índia, mas as chuvas deste ano no norte do país foram muito mais fortes e começaram antes do período habitual.
A Índia depende das precipitações das monções para sustentar seu setor agrícola, que emprega, direta ou indiretamente, dois terços dos trabalhadores indianos.

Fonte: G1