https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVBZ71vu7n90hyphenhyphenTScSp3IkApKfihyphenhyphenuIrbrZ4jWeS9Ti88ZMTp0PADuYqUb-t5bI_1U31jefZcRhv9rzDsDIUNNM8osp3HTIHc6A_SbReIpw5pLr66yYODqm0AA7GA8gFC2kOdqZ9rLwB_U/s400/Batalha+naval+do+riachuelo.jpgO ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, foi um dos homenageados hoje (11) pela Marinha com a Medalha da Ordem do Mérito Naval, em cerimônia que comemorou a vitória na Batalha Naval do Riachuelo, travada há 148 anos e considerada decisiva no resultado da Guerra do Paraguai. A solenidade ocorreu na sede do Grupamento de Fuzileiros Navais, em Brasília. O ministro da Defesa, Celso Amorim, participou da entrega de medalhas.
Durante a solenidade, foi lida mensagem enviada pela presidenta da República, Dilma Rousseff. Em um trecho, Dilma cita o longo período sem conflitos do Brasil na América do Sul: “Temos hoje, com nossos vizinhos, uma convivência de paz e harmonia que se aproxima de completar um século e meio, e desejamos que se estenda por período ainda maior”. A presidenta chegou ao país nessa madrugada, após visita a Portugal, e não compareceu à cerimônia.
Criada em 11 de julho de 1934, a Ordem do Mérito Naval destina-se homenagear civis e militares que se destacaram por serviços prestados à Marinha do Brasil. A vitória da Batalha Naval do Riachuelo aconteceu em 11 de junho de 1865, na província (equivalente aos estados brasileiros) de Corrientes, na Argentina, durante a Guerra do Paraguai. Ela foi travada no Arroio Riachuelo, um afluente do Rio Paraná.
Ao receber a medalha, o ministro Agnaldo Ribeiro disse que é uma satisfação ser reconhecido por um trabalho que é feito em benefício do país. “Estamos absolutamente honrados com a indicação. O trabalho se reveste de mais responsabilidade depois dessa honraria”.
O secretário executivo do Ministério da Pesca, Átila Maia, que também foi homenageado, disse que a medalha representa o reconhecimento de uma instituição que exerceu grande influência na história do país. “Estou muito feliz por receber o símbolo de reconhecimento de uma Força renomada, que tem um significado muito grande para a história do Brasil e, principalmente, para o nosso futuro”.
Em seu discurso, o comandante da Marinha, almirante de esquadra Moura Neto, prestou homenagem aos militares que participam de missões de paz. “Expresso o meu reconhecimento a todos, homens e mulheres que, com profissionalismo, perseverança, garra e denodo, vêm cumprindo, com competência, suas atribuições no mar, nas águas interiores e exteriores, em especial nas missões de paz no Haiti, no Líbano e na Antártica”.