A Rússia fornecerá à Síria mais de dez aviões de combate MiG-29MM2 em virtude de um contrato entre Moscou e Damasco, anunciou nesta sexta-feira o diretor-geral do consórcio russo que fabrica as aeronaves, Sergei Korotkov.
"A delegação síria está estes dias em Moscou, concretizando os detalhes do contrato. Acho que serão fornecidos à Síria", revelou Korotkov, citado pela agência "Interfax". O chefe da corporação Mig precisou que Damasco receberá mais de dez aviões.
O anúncio se produz um dia depois que o presidente sírio, Bashar al Assad, anunciasse na televisão libanesa "Al-Manar" que seu país recebeu um primeiro carregamento de mísseis antiaéreos S-300 procedentes da Rússia, uma informação que foi desmentida pela impressa russa hoje.
Embora a Rússia tenha defendido as provisões de armas a Damasco com o argumento que se trata de vendas a autoridades legítimas, várias fontes próximas à indústria militar russa e ao consórcio estatal de exportação de armamento (Rosoboronexport) descartaram que os S-300 já estejam na Síria.
"As provisões dos S-300 não poderiam começar antes do outono. Embora tecnicamente seja possível, muito dependerá do desenvolvimento da situação na região e da postura dos países ocidentais em relação à pacificação do conflito sírio", assegurou hoje à agência "Interfax" um analista próximo a Rosoboronexport.

Moscou, inclusive, poderia congelar as provisões destes modernos sistemas de defesa antiaérea à Síria, da mesma forma que já fez anteriormente com os complexos de mísseis táticos Iskander, apontou a fonte da "Interfax".
"A Síria tinha muito interesse em receber estes complexos e estava disposta a pagar o que fosse por eles, mas Rússia decidiu suspender a provisão para não desestabilizar a região", explicou.
No entanto, a fonte, que pediu para se manter anonima, lembrou que a ativação de ataques aéreos contra o país árabe por parte de seus vizinhos ou a instauração de uma zona de exclusão aérea sobre a Síria poderia agilizar os envios dos S-300 ao regime de Al-Assad.
O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, deixou claro que os S-300 são um "fator de contenção" que só poderiam ser usados em uma eventual intervenção militar exterior no país árabe.
Ao mesmo tempo, o polêmico anúncio do presidente sírio sobre os S-300 foi recebido com silêncio absoluto por parte das autoridades russas, que não confirmaram e nem desmentiram as declarações de seu aliado.
O Mig-29MM2 (designação Otan: Fulcrum-E) é um caça polivalente de quarta geração avançada e um dos aviões de combate mais eficientes e seguros do mundo, pilotado por uma ou duas pessoas.
É o caça mais moderno da família Mig, também chamado de Super Fulcram, foi desenhado em meados dos anos 80 sobre a base do primeiro Mig-29, lançado há mais de 30 anos para competir com o F-16 americano. 
FonteEFE