A Rússia poderá utilizar os mísseis balísticos intercontinentais SS-18 Satan, da antiga União Soviética, para destruir asteroides que venham a ameaçar a Terra. A revelação foi feita neste domingo por um cientista russo, quatro meses após a queda do chamado meteorito de Cheliabinsky, na região dos Montes Urais. O míssil Voyevoda (SS-18 Satan) entrou em serviço em 1967.
“Os foguetes criados a partir dos mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) como os da classe Voyevoda, os mísseis Satan, que usam combustível líquido à base de hidrazina, são bem apropriados ao combate de pequenos corpos espaciais que se aproximem rápida e inesperadamenete”, garantiu Sabit Saitgarayev, pesquisador-sênior do Centro Estatal de Projetos de Foguetes, da cidade de Miass, na região de Cheliabinsky. “Esses mísseis ainda terão uma vida útil de mais de dez anos”, acrescentou o cientista.
Segundo Saitgarayev, os mísseis Satan podem ser utilizados para destruir objetos aéreos ou espaciais com diâmetro de até 100 metros e que ameacem a Terra. Eles estariam prontos para atingir o alvo cinco a seis horas antes do momento calculado para a colisão do corpo celeste com a Terra. O Satan, ainda de acordo com o cientista, poderia ser disparado de 10 a 20 minutos depois do aviso de alerta.