A comunidade internacional tem que lutar melhor contra a utilização da Internet para ataques no espaço virtual, ou guerra cibernética, avisou hoje um alto responsável das Nações Unidas.

"Há uma ciberguerra em curso, afirmou Hamadoun Toure, secretário-geral da União Internacional das Telecomunicações, num debate em Genebra, acrescentando que "tal como na guerra convencional, não há vencedores, só destruição".
Ataques levados a cabo por governos ou por grupos criminosos podem gerar o caos em setores que vão do financeiro aos serviços públicos essenciais, frisou.
As consequências podem ser enormes perdas financeiras ou mesmo o caos social, alertou, defendendo que os governos e as empresas mundiais têm que pensar em conjunto como enfrentar a ameaça.
"Ninguém pode conseguir fazê-lo por si. Temos que mudar a mentalidade", afirmou, questionando se será possível que as entidades responsáveis venham a trabalhar em conjunto.
Toure indicou que frente à guerra cibernética "já não existem superpotências", uma vez que vírus e outros ataques podem ser desencadeados por pouco dinheiro.
"Temos que tratar o ciberespaço tal como tratamos o mundo real", acrescentou. 

Fonte: RTP