Um bombardeiro B-1B Lancer pertencente a 28ª Ala de Bombardeiro da Base Aérea de Ellsworth, Dakota do Sul, caiu nessa segunda-feira de manhã, dia 19 de agosto, perto de Broadus, sudoeste de Montana, durante uma missão de treinamento de rotina. A tripulação, composta de dois pilotos e dois oficiais de sistemas de armas conseguiram ejetar em segurança, sofrendo apenas algumas lesões.
A Força Aérea dos EUA emitiu um comunicado oficial onde afirma que está “trabalhando ativamente para garantir a segurança dos membros da tripulação e enviou socorristas para garantir a segurança do local do acidente e trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais”, conforme informações do coronel Kevin Kennedy, comandante da 28ª Ala de Bombardeiro.
Os oficiais da Força Aérea vão conduzir uma investigação completa para determinar a causa do acidente, ocorrido por volta das 9:30hs horário local.
A aeronave B-1B que caiu havia sido fabricada em 1985, e é uma das 28 pertencentes a Base Aérea de Ellsworth, uma das duas bases com esquadrões de aeronaves B-1B na ativa da USAF. A outra base, de Dyess, fica localizada em Abilene, Texas. Todas operações em Ellsworth foram suspensas com as aeronaves B-1B para que as tripulações e equipes de manutenção possam garantir a segurança de voo.
O último acidente quando um B-1B ficou completamente destruído ocorreu em 12 de dezembro de 2001, quando um bombardeiro esteve envolvido na guerra no Afeganistão e caiu no Oceano Índico, perto da ilha de Diego Garcia. As causas nunca foram esclarecidas.
Atualmente existem cerca de 60 aeronaves B-1B em condições de voo com a USAF.
Do CAVOK