As forças armadas do Irã exibiram neste domingo 30 mísseis balísticos tipo Sejil e Ghadr de um alcance anunciado de 2.000 quilômetros durante seu desfile militar anual.
Doze mísseis Sejil e 18 Ghadr, que utilizam combustível sólido, foram exibidos neste desfile realizado ao sul de Teerã, a capital. É a primeira vez que o Irã mostra uma quantidade tão grande de mísseis teoricamente capazes de alcançar Israel, mas também as bases americanas da região.
"Nos últimos 200 anos, o Irã nunca agrediu outro país. Hoje as forças armadas da República Islâmica e o regime jamais iniciarão uma agressão na região, mas resistirão com determinação e de forma vitoriosa aos agressores", declarou o presidente, Hassan Rohani, em um discurso durante o desfile.
O míssil terra-terra Sejil foi testado pela primeira vez em novembro de 2008. Tem dois andares e dois motores que funcionam com combustível sólido.
O também míssil terra-terra Ghadr tem um alcance de 2.000 quilômetros, dois andares e também funciona com combustível sólido, que permite deslocar e lançar os mísseis rapidamente.

Do Yahoo