A empresa que administra a central nuclear japonesa de Fukushima anunciou nesta terça-feira (1º) que quatro toneladas de água radioativa foram vertidas acidentalmente no solo do complexo durante operações de limpeza.
O incidente aconteceu quando os trabalhadores bombeavam a água da chuva de um canal para levá-la a um depósito vazio com capacidade para 12 toneladas, segundo a Tokyo Electric Power (Tepco).
'Esta tarefa começou às 10h38 (22h38 de Brasília), mas pouco depois de uma hora, às 11h50, os trabalhadores perceberam que a água transbordava pela abertura superior do depósito', explicou à AFP um porta-voz.
A Tepco calculou em quatro toneladas a quantidade de água que atingiu o solo, mas sem poder precisar o nível de contaminação.
'A água em questão era originalmente água de chuva, mas como estava na área da central, poderia conter matérias radioativas', disse o porta-voz.
A central de Fukushima Daiichi, devastada pelo tsunami de março de 2011, abriga água radioativa armazenada em mil depósitos ou acumulada no subsolo.
A Tepco luta há dois anos contra este líquido. A quantidade aumenta diariamente e parte chega ao Oceano Pacífico.

Do G1 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOW1FyrNt9xKyhbAs8Tn5Q36OItoj-t0z7_Rv416t6V7GmYVZwqfq9k-YP9DeUwAyEVl8iLoqisP5PspErbwfk71sDgZ4mNQtoTlN1YEgsC2qVD4e0qUPKCgkREhvbJfbMI57bhf_RwxBH/s1600/fukushima-contamination-pacific-ocean_thumb.jpg

Os técnicos da usina nuclear de Fukushima reativaram nesta segunda-feira (data local), após ficar parado por causa de uma avaria no fim de semana, um novo sistema para eliminar grande parte dos materiais radioativos de água contaminada que se acumula na unidade.
Os testes desta nova operação, chamada Sistema Avançado de Processamento de Líquidos (ALPS), começaram no final de semana passada e tiveram que ser suspensos apenas algumas horas depois quando foi detectada uma obstrução em um dos tanques de drenagem de água contaminada.
Os operários da Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da usina, conseguiram resolver o problema e colocar seu complexo novo sistema de novo em funcionamento.
Segundo os especialistas, espera-se que o correto funcionamento deste novo contribua de maneira crucial para solucionar o grave problema de acumulação de água na central, ao ser capaz de processar e limpar o líquido a um ritmo superior ao do aumento de água estagnada.

Do Yahoo