Pela segunda vez em um intervalo de seis dias, um helicóptero que transportaria a presidente Dilma Rousseff sofreu pane elétrica e não pôde decolar. Dilma seguiria para a Base Aérea de Brasília, de onde iria para o Rio Grande do Norte, mas teve de fazer o descolamento de carro. 
Segundo explicações da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave, um  H-34 (Super Puma), “apresentou um problema no motor de partida durante o acionamento de um dos motores”.
“A aeronave não chegou a decolar e não houve qualquer risco à segurança dos ocupantes do H-34, que já se encontra novamente em operação, após ter passado pela devida manutenção”, afirma o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica por meio de nota.
Na quinta-feira da semana passada, outra falha elétrica frustrou a decolagem de um Super Puma com a presidente a bordo. A aeronave foi consertada no pátio do Palácio da Alvorada. A Aeronáutica não soube dizer se é o mesmo helicóptero que deu problema hoje.
A promessa do Planalto em 2012 era que no segundo semestre deste ano a presidente não usaria mais helicópteros Super Puma. A previsão era que as aeronaves usadas em Brasília seriam trocadas pelo modelo EC-725. O primeiro foi entregue em julho do ano passado e o segundo deveria ter sido entregue no meio de 2013.
O Grupo de Transportes Especiais da Aeronáutica dispõe de duasaeronaves VH-34 (Super Puma) e duas VH-35 (EC135). Toda a manutenção obedece, rigorosamente, aos critérios do fabricante.

Do Terra