As autoridades da Crimeia libertaram hoje o contra-almirante Serguei Gaiduk, detido na quarta-feira durante a ocupação de uma base naval em Sebastopol, disse o presidente interino ucraniano.

«O contra-almirante Serguei Gaiduk foi libertado esta noite com todos os outros civis feitos reféns (...) pelos soldados russos e membros das autoproclamadas autoridades da Crimeia», na quarta-feira, disse Oleksandr Turchinov, citado num comunicado reproduzido pela agência noticiosa Interfax.
Gaiduk foi libertado, com outras sete pessoas, perto de um posto de controlo na localidade de Chongar, próxima da Ucrânia continental, indicou a agência de notícias da Crimeia Criminfor, que cita como fonte o deputado do Parlamento ucraniano Andrei Senchenko.
A libertação do contra-almirante ucraniano ocorre depois de o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, ter intercedido por ela junto dos dirigentes da Crimeia.
O comandante da Marinha da Ucrânia foi detido na quarta-feira após a tomada do quartel-general da Armada ucraniana por uma multidão que içou a bandeira da Rússia no recinto da base naval.
A república da Crimeia e a cidade de Sebastopol, anexadas na terça-feira pela Rússia, foram palco nas últimas 24 horas de incidentes em três bases militares ucranianas.
Ao contrário de terça-feira, quando um ataque por homens armados a uma base em Simferopol fez um morto e dois feridos, as ocupações de bases de quarta-feira em Sebastopol e Novoozerne não envolveram violência.

Do TSF